RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

08 abril, 2018

O aspecto moral da doutrina de Freud - Reformatado

Pe. Antônio d’Almelda Moraes Junior
Edição de 1942 - 70 págs

Resultado de imagem para a doutrina de freud
Fonte do original sem reformatação

Prefácio

A doutrina de Freud continua ainda em foco em muitos meios intelectuais e estudantinos. E, à mingua de esclarecimentos e de orientação, devasta muitas mentalidades ainda não formadas e deturpa o sentido moral de muita vida jovem. E até há indivíduos que pretendem justificar certos métodos de vida, acobertando-se sob uma aparência científica apoiada na doutrina de Freud. Em certos meios, professores procuram inculcar nos alunos um programa de libertação sexual, tarando de antinatural a moral católica, diminuindo nos jovens o senso do pudor cristão, e tudo isso sob o título pomposo da doutrina freudiana.

Desejávamos fazer um trabalho que pudesse, pelo menos, orientar e esclarecer os espíritos jovens ou menos avisados sobre o assunto. Não tínhamos em mente apresentar qualquer coisa de novo sobre a matéria. Pensamos unicamente em reunir, numa sequência lógica, as opiniões e as críticas dos mais autorizados filósofos sobre a doutrina. O trabalho insano de uma grande paróquia, acionando todo esse variado mecanismo espiritual que as incursões do século XX exigem do trabalho de um Pároco — tudo isso impediu a realização de uma obra acabada ou menos imperfeita.
Como, porém, o nosso intento era o do Apostolado, evitando enganos ou esclarecendo as mentalidades juvenis, lançamos ao público estas páginas. Reunimos aqui, juntamente com algumas considerações pessoais, os trechos mais claros e uteis dos autores que estudaram a matéria. Não há, portanto, novidade alguma no que escrevemos.
Aproveitamos o resumo magnifico que o nosso querido amigo e sábio Dr. Lúcio dos Santos, Professor da Universidade do Brasil, apresenta sobre, a doutrina freudiana, bem como a sua crítica sumária do sistema. E, no correr do livro, pomos sempre o leitor em contato com o trabalho esplêndido de Roland Dalbiez, que Marilain considera um dos mais notáveis mestres sobre o assunto.
Por aí se vê que o nosso trabalho tenta apenas aproximar os leitores dos trechos mais notáveis sobre o aspecto moral da doutrina de Freud. Na falta de outro trabalho que possa orientar as inteligências novas, oferecemos estas pobres páginas, despretensiosas e humildes.

Guaratinguetá, 27 de junho de 1942.
Pe. Antônio d’Almelda Moraes Junior
Vigário de Guaratinguetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html